DEVANEIOS...IMAGINAÇÃO...FANTASIA..SONHO...QUIMERA

 

CAPÍTULO EXTRA XXXI

 

EMOCIONADAS OPINIÕES

 

Resolvi colocar aqui várias opiniões a respeito do nosso tão apreciado Seriado, ARQUIVO-X.

Uns falam de como se sentem, sabendo que agora a Série terminou e que nunca mais poderão assistir um episódio inédito e que essa certeza lhes traz um grande vazio em suas vidas.

Outros comentam o que essa Série trouxe de bom até nós, marcando uma década importante em nossas vidas e enfatizando que, talvez inconscientemente, o Chris Carter nos ofereceu o melhor, nas personalidades marcantes de seus personagens.

Usando a palavra de cada comentário desses fãs, eu sinto-me gratificada e realizada nesse sentido, pois cada um deles escreveu o que eu mesma poderia dizer a respeito da nossa paixão, que é, que foi e que sempre será o ARQUIVO-X.

 

Marina - uma das minhas amigas participantes do Grupo Devaneios (SP).

" O ARQUIVO-X sempre foi uma base pra mim, a única base realmente sólida, que não despencava porque sempre "aguentava o peso" e agora essa base não desmoronou, simplesmente acabou.

O que me deixou pior, foi ver o Piloto. Em três horas o começo e o fim da minha base se apresentavam ali à minha frente e isso me chocou de uma forma meio que inesperada.

O episódio em si, não foi maravilhosamente bom e nem terrivelmente ruim. Eu só conseguia pensar que era o máximo que o tio CC poderia nos dar, mas claro, sempre falta.

Quem eu, realmente, tenho que elogiar, esquecendo o meu lado fã, é a Gillian, pois eu não tenho palavras pra descrever a atuação dela. Os olhos dela transmitem todo aquele turbilhão de sentimentos, que eu não poderia saber aonde terminava Gillian e começava Scully, e acho que ela nunca se aproximou tanto da sua personagem quanto nesse último episódio. Todos tinham um ar muito melancólico.

O DD estava ótimo também, como eu nunca tinha visto antes.

Enfim, eu acho que agora eu não sei mais o que fazer; eu me sinto flutuando no espaço, sem nada para apoiar meus pés. Acredito que a maioria dos eXcers estejam assim, então podem entender como me sinto.

ARQUIVO-X é imortal, porque o que eu sinto aqui dentro quando eu ouço essa palavra, é um sentimento tão forte, que nunca vai poder morrer.

Apesar disso, eu me sinto perdida como todos estão."

Audrey - também uma de minhas amiguinhas do Grupo Devaneios (RJ)

O ARQUIVO-X não é só uma série pra mim!

Nunca vai ser!

Por pior que, na minha opinião, a série estivesse nessa temporada, o saber que semana que vem eu teria mais um episódio novo, me confortava tanto...!

Poxa, o ARQUIVO-X virou uma base pra mim... aliás, uma das poucas bases que resistiram, depois que tanta coisa aconteceu na minha vida de forma tão rápida, nos últimos quatro anos.

E, no entanto, me encontro aqui na frente de um computador com o mouse estragado, e sobre o qual já descontei metade da minha fúria, frustrada e completamente perdida.

Sim, perdida. Pode parecer imbecilidade, mas a minha base não está mais lá e eu não tenho a MENOR idéia do que fazer!

Sei que, eventualmente, vou superar isso... sei que estou enchendo a paciência falando nisso, mas eu precisava desabafar com alguém, que no final, não fosse dizer "É só uma série!", porque, sinceramente, se mais alguém me disser isso hoje, eu juro que a mato, sem a menor hesitação.

Eu baixei o The Truth pela Internet, mas simplesmente não consegui assistir. Toda vez que tentava, assistia uns cinco minutos e desligava. Talvez, como via de regra de minha vida, quisesse afastar essa idéia da minha cabeça, uma vez que isso mexe profundamente comigo. Mais até do que consigo lidar."

 

Therezinha - minha amiga, que, como eu, é uma daquelas fanáticas do ARQUIVO-X (SP)

"Tenho a impressão de que, estamos todos nós, ardorosos fãs do ARQUIVO-X, precisando encontrar uma fórmula mágica para manter acesa a chama dessa maravilhosa amizade surgida de uma maneira inesperada, em um simples Seriado de televisão.

Sabemos que, se deixarmos essa coisa linda que existe entre nós esfriar, perderemos tudo o que conseguimos encontrar durante todos esses anos."

Mary Help - a minha jovem amiga lá daquela cidade onde passei grande parte da minha feliz e inesquecível infância (Belém,PA).

"O fim da minha série favorita chegou. E com ele um vazio muito grande se instalou dentro de mim.

Faz mais de uma semana que o episódio "A Verdade" foi exibido e aquela sensação de que alguma coisa está faltando na minha vida, continua. Pensei que tudo isso fosse passar, mas sinto que a coisa não é bem assim. Agora sei que mais do que nunca ARQUIVO-X foi a melhor coisa que apareceu na minha vida.

Como é a vida...! ARQUIVO-X surgiu num momento em que eu estava para decidir o que fazer da vida, que carreira seguir, resumindo, encarar o tão temido vestibular! E agora que a série terminou, estou prestes a sair da Universidade, lutando com o mais terrível bandido: a falta de emprego que assola a nossa sociedade.

Durante todo esse tempo em que acompanhei ARQUIVO-X, descobri o grande valor da amizade e sei que nunca vou esquecer de todos os amigos que fizeram parte da minha vida, durante esta caminhada.

Agradeço primeiro a Deus pelas alegrias e tristezas e pela oportunidade de assistir ao meu seriado favorito.

Ao CC, pela inteligência e força em criar o maravilhoso mundo do ARQUIVO-X.

Ao DD, que durante nove anos, soube deixar sua marca no seriado, com seu maravilhoso Agente Fox Mulder.

À GA, pela garra que mostrou em personificar a nossa querida Agente Dana Scully.

A todos os outros personagens do ARQUIVO-X.

Agradeço a todos os que se tornaram meus amigos e tantos outros que passaram em minha vida.

Agradeço imensamente a todos.

O seriado acabou, mas o sonho não!"

 

Cida - mais uma de minhas amiguinhas - sobrinhas do Grupo Devaneios (Alegre,ES).

O fim do ARQUIVO-X.

Esse, com certeza, foi um dos piores dias da minha vida... ver minha série favorita, um pedaço da minha existência, indo embora de mim... e eu nem sabia direito se ficava brava por ter achado injusto o final ou se chorava por saber que só verei os meus Lindinhos novamente juntos daqui a uns dois anos no cinema... Isso foi muito doloroso e ainda o é... só quem amava ARQUIVO-X, como nós, é que sabe que não podemos denomina-lo como uma "seriezinha qualquer".

 

Silvia Penhalbel - a minha famosa amiga, cronista da Revista SCO-FI News (SP)

{crônica transcrita da Coluna do site http://www.xfonte.net de Marcio Coelho]

"Depois de The Truth, nunca mais esperaremos ansiosos pelas quartas à noite, desmarcando compromissos, desligando telefones, brigando com a família para fazerem silêncio.

E... sentirei falta de tudo isso, da emoção, das lágrimas, dos risos, da angústia e da ansiedade que os episódios nos causaram todos esses anos.

Mas não lamento o fim. Lamento os motivos que levaram ARQUIVO-X a terminar.

Não lamento ter acompanhado cada episódio, desde o Piloto até o último, sem falhar nenhum.

Dos melhores aos piores, cada um valeu a pena à sua própria maneira; cada episódio tem uma cena, uma fala, uma música, um momento que seja, que estará para sempre na minha lembrança e isso faz ter valido a pena cada segundo que passei diante da televisão."

Marcio Coelho - o meu amigo criador de um dos mais belos e sempre atualizados sites dedicados ao ARQUIVO-X (RJ)

[transcrição do site http://www.xfonte.net publicado em 09.06.02]

"Hoje vai ao ar nos EUA o último episódio do ARQUIVO-X. Último mesmo. Ano que vem não tem mais, nem no outro, nem nunca mais. Pelo menos até dizerem o contrário. Só que, com certeza, ano que vem não veremos ARQUIVO-X na TV.

Será uma coisa muito estranha para eXcers como eu, que estava acostumado há alguns anos a esperar pela próxima temporada, ler os spoilers, os títulos dos novos episódios, comentar com os amigos as novidades e etc.

ARQUIVO-X faz parte da minha vida e sempre fará. Nada vai mudar isso.

Com Fox Mulder aprendi a ter a mente mais aberta em certos assuntos.

Com Dana Scully aprendi a ser céptico em alguns momentos da minha vida.

Assisti a alguns dos melhores momentos da TV de todos os tempos, assistindo a muitos episódios. Fiz muitas amizades através da paixão pela série. Aprendi que, quanto a ser shipper ou não, isso tanto faz, o que importa é o amor que sentimos por essa série, que mudou as vidas de muitos de nós, e para outros não chegou a tanto, mas pelo menos a série fez essas pessoas passarem por novas experiências.

Vi pessoas fazendo trabalhos sérios sobre ARQUIVO-X, mudando de profissão ou escolhendo uma primeira profissão baseada no que foi aprendido ao assistir o ARQUIVO-X. Outras tomando decisões, pessoas importantes por causa do ARQUIVO-X. Respeito todos por isso.

Episódios me levaram às lágrimas e outros me levaram às gargalhadas. Outros me deixaram completamente transtornado, outros nem tanto. Alguns foram temas de discussão por semanas, até meses. Nenhuma série de televisão me levou a esse nível de envolvimento, e acho difícil que isso aconteça novamente depois do ARQUIVO-X.

Passei por vários momentos emocionantes durante toda minha vida, mas tenho certeza de que o dia 19 de maio de 2002 será mais um deles, mesmo que eu não assista o episódio hoje. Basta saber que lá em cima, nos EUA, eXcers como eu estarão se despedindo da série, emocionados, como estou agora.

Certas pessoas podem ler o que escrevi e pensar: "Esse cara não tá exagerando um pouco, não?"

Pois é, não, não estou. É assim mesmo que me sinto agora e sei que alguns se sentem mais tristes ainda, levam ao limite máximo do sentido de perda da coisa, da saudade e etc. Mas sei também que nossas vidas continuam, graças a Deus, e que a melhor coisa que devemos fazer agora é guardar a série em nossos corações e não deixarmos aquelas amizades para trás. A série continua nos inúmeros sites na Internet, nos livros, nas nossas mentes, no que vai ser passado de pai para filho, de filho para neto e por aí em diante.

ARQUIVO-X nunca vai desaparecer.

Agradeço a toda a equipe da série (criador, elenco, roteiristas, produtores e todo o resto), que durante nove anos envolveu milhões de espectadores no mundo inteiro e mudou a vida de muitos de nós, alguns muito, outros um pouco."

 

Gisa - mais uma de minhas sobrinhas do Grupo Devaneios (Ponta Grossa,PR)

"Bah, como é bom lembrar de tudo! Até apaga a idéia de que está acabando, é hoje!!!!

Hoje à noite, nos States, acaba!!!

Puxa, tanta coisa... não sei nem o que falar.

Quem diria, esse show, que não era nada no começo, virou uma febre tremenda, com legiões de fãs, nos incluindo nessa lista.

Quem diria, que conheceria tantas pessoas, maravilhosas por sinal, para me ajudarem nessa minha vida, e quantas coisas boas eu consegui com a ajuda delas, sem nem mesmo saberem disso.

Como é bom se sentir querida! Como diria a Madre Teresa. E tudo isto, devido, sim, devido a ARQUIVO-X.

Pode até parecer bobagem aos olhos de alguns, dar valor a algo que está no final e fica ali, na TV, apenas ao alcance dos olhos. Nada mais...

Entretanto, apenas nós saberemos o que é isto. E isso, ninguém irá nos tirar.

Sempre teremos em nossas mentes a lembrança de coisas maravilhosas, que ninguém pode viver por nós.

São nesses momentos em que pensamos o quanto somos tão incapazes, substituíveis e, ao mesmo tempo, tão especiais e amados. Experiências que ninguém nos tira e ninguém sente. Apenas nós...

Claro, com um pouco de raiva, mas grande amor ao CC, pois, sem ele, não conheceria aos amigos e, podem ter certeza, isso me faria muita falta."

 

Washington Duchovny - o meu amigo extremamente habilidoso em maravilhosos desenhos (Araparã, MG)

"O ARQUIVO-X é muito mais que uma série de TV. É uma filosofia de vida.

O real e o irreal são tão tênues que, às vezes, é difícil distingui-los. É perfeitamente plausível encontrar com Mulder e Scully pelas ruas, pela vida, pois eles são reais e não apenas personagens caricatas. São pessoas reais, gente de verdade!

Através dos personagens, pudemos ter novamente esperança de que determinados e essenciais valores que nos tornam seres humanos melhores, nunca entrarão em desuso.

O puro e simples amor, a lealdade, a confiança, a amizade, o profissionalismo para consigo, para com os outros, para com a vida, a fé em algo maior do que religiões, o ser humano.

Chris Carter nos brindou, sutil e habilmente, com algo que não víamos há muito tempo, o qual nem ele mesmo tinha noção da dimensão. Algo eterno em nossos corações. Não é modismo, pois levaremos para sempre.

Eu nunca havia dedicado tanto de mim, do meu tempo, recursos e possibilidades quanto ao ARQUIVO-X, Mulder e Scully.

O que me reforça é o fato de eles serem extremamente reais, humanos e não meras peças caricatas ou estereotipadas.

Diferentemente de outros seriados, o ARQUIVO-X trouxe-nos de volta os bons e reais valores, há tanto em desuso e "fora de moda".

O ARQUIVO-X nos trouxe de volta o sentido da amizade, lealdade, fidelidade, companheirismo, coleguismo, do amor verdadeiro

A postura de Dana Scully trouxe de volta o respeito às mulheres que sempre foram obrigadas a relegar e atuar em segundo plano. Pôs as mulheres em nível de igualdade, de competência, de poder e capacidade tanto quanto (ou mais) que os homens."

Jennifer Fearnsaille - a minha estimada amiga que adora o ARQUIVO-X e também as flores (Itajaí, SC)

"Concordo totalmente que a maior importância do ARQUIVO-X foi o retorno dos sentimentos verdadeiros, insinuar ao público e, principalmente, a essa nova geração, que está perdida por aí e "fica" com um e com outro, o que é o Amor Verdadeiro e por isso não pode haver um bom futuro para nós, e essa humanidade não terá esperança, nessa ausência de valores que assolam nosso mundo."

Wanshipper@yahoo.com.br